quarta-feira, 17 de novembro de 2010

progetos para aves de rapina




projeto gaviao de penacho




Projeto Gaviões de Penacho (SC)
O PROJETO:O Projeto Gaviões de Penacho faz parte do programa de pesquisa da Associação Montanha Viva e vem sendo executado desde 2003. O Projeto é formado por um grupo de pesquisadores e é liderado pelo Biólogo Dr. Jorge Albuquerque.
O Projeto gaviões de penacho foi idealizado para reunir informações sobre os padrões de abundância das espécies de aves de rapina consideradas pela nossa equipe como ameaçadas. Espécies de gaviões do Gênero Spizaetus, Harpya, Morphnus ainda ocorrem no sul do Brasil nas escarpas da Serra Geral e do Mar. Já nos cada vez mais escassos fragmentos florestais no planalto sulino temos observado uma ocorrência truncada destas espécies. Atualmente temos informações sobre comunidades de aves de rapina nas cabeceiras do Rio Canoas, no entorno do Parque nacional de São Joaquim; na Ilha de Santa Catarina; na região atingida pelo lago da Barragem Barra Grande, noroeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina.
Mata Atlântica preservada nos sopés da Serra Geral, onde abriga dezenas de espécies de aves de rapina raras alem de um incrivel biodiversidade.Foto: Ass.Montanha Viva.
PESQUISA E CONSERVAÇÃO:O Projeto Gaviões de Penacho desenvolveu algumas pesquisas na mata atlântica do sul do Brasil. O trabalho iniciou no Alto Rio Canoas onde foram registradas uma das mais diversificadas comunidades de aves de rapina diurnas no sul do Brasil. Cerca de 27 espécies foram registradas, salientando a presença dos gaviões de penacho, como o Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), o Gavião-penacho (S. ornatus), o Gavião-pato (S. melanoleucus), Gavião Pombo Grande (Leucopternis polionotus), a Aguia Cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) e o raro e elusivo Gavião-real-falso (Morphnus guianensis). O número de espécies registradas corresponde a 58% do total registrado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este fato, associado a grande extensão de extensão de florestas contínuas cobrindo as encostas da Serra Geral, a presença de unidades de conservação nos levou a fixar nossos estudos inicialmente em Urubici. Atualmente o projeto foi ampliado para o estado do Paraná onde aves raras vem sendo registradas no noroeste paranaense.
Gavião-pato em vôo a esquerda e Serra Geral a direita
EDUCAÇÃO AMBIENTAL:Como parte do programa de educação ambiental e capacitação, o projeto gaviões de penacho ministrou mini cursos sobre a ecologia, observação e identificação das aves de rapina diurnas, com aulas teóricas e saidas a campo para observar as aves de rapina em seu habitat natural. Em 2008 participou do AVISTAR - Congresso de Observação de Aves em São Paulo, e no mesmo ano em parceria com o diretório acadêmico do curso de C.biológicas da Universidade de Caxias do Sul, ministrou um minicurso na Floresta Nacional de São Francisco de Paula - RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário